Mania de Bicho

Mania de Bicho

Causas de Diarréia e Vômito em Cães e Gatos

Principais causas de vomito e diarréia em cães e gatos

As Gastroenterites (vômitos e diarréia), são uma rotina na emergencia da Clínica Veterinária de cães e gatos e muitas são as causas que podem desencadear esses episódios. Por isso separamos algumas informações pra ajudar você avaliar a seriedade do problema para tomar as devidas providencias.

Assim como nos humanos os animais podem acordar indispostos e é comum eles comerem uma graminha para limpar o estômago. Também pode acontecer deles terem comido alguma "porcaria", que não bateu bem, e causou o vomito ou a diarréia. Nesse caso não  precisa se preocupar, se o episódio for único.

Outras causas podem estar relacionadas com alergias alimentares, ração de má qualidade, mudança brusca na alimentação, petiscos caseiros, como pão por exemplo, excesso de comida ou alimentos tóxicos que podem afetar o sistema gastrointestinal levando a uma gastroenterite secundária. Nesse caso o ideal é levar o animal para uma consulta com o médico veterinário que irá avaliar a gravidade e estabelecer o tratamento, provavelmente sugerindo algumas mudanças após alguns exames.

Porém nem todos os episódios de vômitos e diarréia estão relacionados com o estômago...

O vômito é uma expulsão reflexa do conteúdo gástrico que pode estar relacionada ao trato gastrointestinal ou não. A diarréia pode ser causada por um aumento de motilidade do sistema gastro intestinal ou uma necessidade do organismo de expulsar conteúdo tóxico e infeccioso. Porém, causas mais sérias como a disfunção em algum órgão como o rim, pâncreas, fígado, infecções virais, doenças parasitárias, também podem causar gastroenterites.

Como saber identificar a causa?

A cor e a consistência do cocô e do vômito pode nos ajudar a desconfiar sobre a sua origem. Fezes com muco, podem indicar verminose; vômito amarelo esverdeado pode ser um refluxo de bílis, podendo ser obstrução ou uma doença hepática; fezes gordurosas, geralmente são causadas por uma pancreatite; vomito ou diarréia cor de “café” pode ser sinal de sangue, o que sugere uma gravidade.

Essas informações, junto com outros sintomas, vão ajudar o Médico Veterinário identificar a causa.

Quando devo me preocupar ?

Vômito e diarréia podem ser o sintoma de diversas doença Infecciosas, virais, parasitárias, metabólicas e endócrinas, podendo ainda ser  causada pela presença de um corpo estranho, de origem inflamatória, tumorais, por intoxicação ou envenenamento.

Quanto o vomito é profuso (abundante), ou em episódios recorrentes (varias vezes em um único dia), é preciso se preocupar porque pode levar o animal ao óbito rapidamente. É o mesmo caso da diarréia profusa.

Presença de sangue nas fezes (cor escura) e mau cheiro, precisam ser investigados rapidamente antes que um quadro de choque se instale.

Se acontecem com freqüência mas não de forma aguda?

Animais com episódios recorrentes de vomito ou diarréia, pelo menos 1 vez por semana, indica que alguma coisa está errada. Pode ser o sintoma de alguma doença ou disfunção e a causa precisa ser avaliada. É importante saber qual a frequência dos episódio, se o animal está perdendo peso, se ele fica prostrado após os episódios, se está se alimentando normalmente ou perdeu o apetite, a presença de muco ou mudança na cor são características que podem ajudar o Médico Veterinária a fechar um diagnóstico.

O que devo fazer em casos de vômito e diarréia?

Em primeiro lugar NUNCA medicar o animal.

Remédios caseiros ou qualquer outra forma de parar a diarréia e o vômito podem interferir gravemente na expulsão de conteúdo infeccioso e agravar a situação.

Diarréia

Nesse caso hidratar é a melhor coisa a fazer. Ofereça água a vontade, soro caseiro ou água de coco, podem ajudar bastante na hidratação. Nada de petiscos! Observe o animal, se a diarreia persistir por mais de um dia leve ao Médico Veterinário.

Vômito

Nos casos de vômito deixe o animal em jejum até a próxima refeição e observe se ele está bebendo água. Se  vomitar a próxima refeição, a água ou tiver mais episódios no mesmo dia é preciso levá-lo ao Medico Veterinário.

Portando fique ligado!

Problemas catastróficos relacionados ao vômitos e diarréias podem incluir: desidratação, parada cardíaca, obstrução das vias respiratórias, hemorragia profunda, choque e isquemia dos órgãos gastrointestinais. 

Os filhotes ou mesmo cães idosos precisam de atendimento rápido independente da causa, pois podem ficar debilitados facilmente.

Presença de sangue ou episódios agudos devem ser encarados como uma emergencia. Procure imediatamente o médico veterinário!

Prevenir é sempre melhor do que remediar!

Dra. Simone Dutra
Médica Veterinaria
CRMV RJ 12835

Quer saber mais? Entre em contato. A equipe Mania de Bicho terá imenso prazer em responder.

Conheça nosso blog