A Insuficiência Renal (IR) é uma doença grave que acomete, com freqüência, cães e gatos de todas as idades.
É caracterizada pela perda da função dos rins podendo ser aguda ou crônica. Muitos animais ter a doença e serem assintomáticos por anos, mesmo apresentando algumas crises no decorrer da vida. Infelizmente, muitos não conseguem reverter o quadro e são levados a óbito.
Os rins desempenham papel fundamental na manutenção da saúde e da vida. Eles ajudam a controlar a pressão arterial, regular o fluxo sanguíneo, produzem hormônios e enzimas importantes, glóbulos vermelhos, além de serem responsáveis pela filtração e eliminação de substancias tóxicas do sangue. Se os rins não funcionarem de forma adequada, podem levar o animal a morte.
Apesar de problemas urinários serem mais comuns em gatos, também podem ocorrer em cães, porém com menor frequência. As estatísticas mostram que 1 em cada 3 gatos e 1 a cada 10 cães irão sofrer de DCR ao longo da vida. As chances de desenvolver problemas renais dobra entre 9 e 10 anos de idade. Por isso recomenda-se que todos os animais, a partir dos 7 anos ou mais, façam uma “avaliação da terceira idade” no check-up anual para diagnosticar problemas renais.
Os principais sintomas que podem indicar que seu animal tem DR são:
O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir, tratar e preservar a função renal. Ele é feito através de exames de sangue associados com ultrassonografia abdominal e exames de urina.
Atenção! Uma vez já instalada a doença renal a orientação a respeito de qual alimentos devem ser dado ao animal é sempre do veterinário. Caso ele tenha problemas renais, uma alimentação correta poderá causar um impacto positivo na vida dele podendo até mesmo aumentar o seu tempo de vida. Consulte o médico veterinário e discuta sobre qual o melhor alimento para a saúde renal dele.
Cuidado! Algumas drogas são nefrotóxicas e causam descompensação. Nunca medique seu animal, sem orientação do médico veterinário.
É preciso realizar o estadiamento da doença para poder estabelecer o melhor tratamento.
No caso da doença na forma aguda, é grave, com maior chance de óbito e o tratamento, é imediato
Ficar atento aos sintomas é importante, porém os sinais geralmente não aparecem até que 75% da função renal esteja perdida, motivo pelo qual, os check-ups regulares são fundamentais na prevenção. O quanto antes a doença renal for diagnosticada, mais tempo se terá para eliminar a causa e retardar a progressão da doença.
Se o seu animal tem algum desses sintomas, tem mais de 7 anos, ou ja teve problemas renais anteriormente, você precisa levar ele para avaliar a função renal. A doença é progressiva e o tratamento fica mais difícil e mais caro a medida que ela progride.
Prevenir é sempre melhor e mais barato que remediar!
Fontes:
Revista Eletrônica da Univar (2011) n. 6 p. 167 - 173 ISSN 1984-431X
https://www.hillspet.com.br/health-conditions/cat/kidney