A Oncologia é uma especialidade dedicada ao diagnóstico, controle e tratamento dos diferentes tipos de câncer em cães, gatos, silvestres e exóticos. Dentre elas podemos destacar principalmente:
A Clínica Oncológica
As chances de cura ou controle do câncer dependem do diagnóstico e um tratamento precoce. Por isso a avaliação clínica do paciente com suspeita de câncer precisa ser amparada por exames complementares que irão auxiliar um diagnóstico preciso.
Também é importante o acompanhamento das manifestações clínicas associadas a neoplasias benignas ou malignas que podem acometer diversos sistemas do organismo animal, podendo estar ou não relacionadas à invasão e progressão da doença. São as chamadas Síndromes Paraneoplásicas. Entre elas podemos destacar as síndromes gastrintestinal, endócrina, hematológica, dermatológica, neurológica e osteomuscular.
O paciente com histórico de câncer necessita de avaliações periódicas para confirmar a cura ou para detecção precoce de uma recidiva ou de metástase.
O Tratamento do paciente oncológico baseia-se no Diagnóstico. Somente depois dele é possível saber qual o prognóstico (possibilidades de cura, tempo e qualidade de vida), e quais as modalidades de tratamento podem ser realizadas.
Para isso o Oncologista necessita do resultado de uma série de exames complementares que serão escolhidos e indicados de acordo com a suspeita clínica.
A Cirurgia é um das principais modalidades terapêuticas em oncologia veterinária. Aproximadamente 70% dos tumores diagnosticados têm indicação cirúrgica e devem ser retirados sem demora, levando em consideração os princípios técnicos estabelecidos e guiados pelo conhecimento da biologia e do comportamento tumoral.
As cirurgias oncológicas são diferenciadas e algumas vezes necessitam de técnicas reconstrutivas que devem ser realizadas por cirurgião veterinário oncologista qualificado.
A Quimioterapia é a terapia de eleição para diversos tipos de câncer como os linfomas, as leucemias e o tumor venéreo transmissível canino (TVT). É muito útil como tratamento dos tumores agressivos, podendo ser utilizada também como tratamento paliativo em casos avançados para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida do animal.
Outras opções de tratamento, como Acupuntura, imunoterapia e técnicas cirúrgicas avançadas podem ser empregadas.
A Oncologia é uma das áreas da Medicina Veterinária que mais cresce na busca por alternativas de diagnóstico e tratamento.
Consulte os dias e horários de atendimento para esse serviço!